
TÓPICOS:
* A PESQUISA SERVE PARA INTERFERIR NA REALIDADE;
* É IMPORTANTE CONSCIÊNCIA TEÓRICA DO LOCUS ENUNCIATIVO ("DE ONDE FALAMOS?);
* É FUNDAMENTAL SENSIBILIZAR E MOTIVAR O ALUNO A "INTERFERIR" NO MUNDO;
* É PRECISO SER CONTRA A REPRODUÇÃO RITUALÍSTICA;
* A PESQUISA TEM QUE ACRESCENTAR ALGO "MEU" QUE É PRODUTO DO CONTATO COM O "OUTRO";
* É IMPRESCINDÍVEL A BUSCA PELA PROFUNDIDADE;
* É NECESSÁRIO PROVOCAR ATITUDES CONTRA IDEOLÓGICAS;
* NÃO EXISTE LITERATURA SEM POLÍTICA, POIS, MESMO QUANDO SE TENTA SER APOLÍTICO, BUSCA-SE UM POSICIONAMENTO;
* O ALUNO DEVE RECONHECER AS MULTIPLICIDADES CULTURAIS;
* É IMPORTANTE A DESCENTRALIZAÇÃO, A RECIPROCIDADE E A INTERLOCUÇÃO;
* O DISCENTE TEM QUE AMPLIAR AS REDES DE CONHECIMENTO;
* PRIMEIRAMENTE, O COMPARATIVISMO TRATAVA DE COMO FOI "COPIDADO" DOS MODELOS EUROPEUS ("MÃO ÚNICA");
* EM 1944, BENJAMIN CRIA O COMPARATIVISMO DA SOLIDARIEDADE;
* NA LITERATURA COMPARADA, PODE-SE UTILIZAR UM ÚNICO TEXTO;
* O INVESTIGADOR TEM QUE PROMOVER/ENCADEAR JANELAS;
* O OLHAR CRÍTICO SE DÁ A PARTIR DOS CAMPOS DE CONHECIMENTOS;
* NÃO SE DEVE FICAR NA NARRATOLOGIA, POIS PERMANECE APENAS NA DESCRIÇÃO;
* A PERSPECTIVA DA SOLIDARIEDADE É UM PROJETO POLÍTICO;
* A TRADUÇÃO É UMA INTERFERÊNCIA;
* EM UM FILME, AS IMAGENS SUBJETIVAS PRECISAM IR ALÉM DAS QUESTÕES ESTÉTICAS E POLÍTICAS. ELAS DEVEM BUSCAR O CONHECIMENTO DO MUNDO (RESPALDO NA EXPERIÊNCIA);
* A TOLERÂNCIA RACIAL É UMA MANEIRA DE DIZER "EU TOLERO, POIS VOCÊ É DIFERENTE.";
* IMPORTÂNCIA DA LITERATURA BRASILEIRA PARA O REPERTÓRIO AFRICANO (CIRCUNSTÂNCIAS POLÍTICAS);
SUGESTÕES:
FILME: DIÁRIO DE MOTOCICLETA
FILME: FITZCARRALDO
LIVRO: A SOCIOLOGIA DO ROMANCE - LUCIEN GOLDMANN
LIVRO: A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO - GUY DEBORD
LIVRO: ARTE-REPORTAGEM - AUDÁLIO DANTAS
LIVRO: A JANGADA - JÚLIO VERNE
INFORMAÇÕES EXTRAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário